A escolha da telha certa para seu imóvel ajuda a proporcionar conforto térmico, leveza, luminosidade e beleza à empresa. Existem diversos materiais utilizados na criação de telhas, e cada um deles possui características e estilo próprios. Por isso, para não errar na hora de criar seu projeto, é preciso ter alguns cuidados.

Lembre-se que cada projeto possui um estilo e um conceito particular, por isso, o ideal é que o tipo de telha seja pensado desde o início e não apenas quando a construção já estiver quase pronta. Observe se o material desejado combina com o modelo do telhado e com o clima da região. Algumas telhas são resistentes às intempéries climáticas, enquanto outras podem não resistir à uma ventania muito forte, por exemplo. Além disso, é essencial observar a inclinação do telhado e seguir a inclinação mínima indicada pelo fabricante da telha.

 

Telhas Fibrocimento

O fibrocimento surgiu para substituir o amianto, material que era muito utilizado na fabricação de telhas onduladas, mas que é prejudicial à saúde humana. São telhas leves, duráveis, baratas e resistentes, que não precisam de uma estrutura de sustentação reforçada. São vendidas em placas com 1,22 metros de largura por 2,44 de comprimento e é possível encontrar em diversos modelos e espessuras.

Uma outra vantagem é que podem ser instaladas em locais com pouca inclinação (mínima de 15%). Possuem também uma boa relação entre o custo e o benefício. Uma desvantagem é que elas absorvem calor com muita facilidade e podem deixar o ambiente interno quente.

 

Telhas Cerâmicas

As telhas de cerâmicas, também chamadas de telhas de barro, são as mais comuns no Brasil. Provavelmente é só você olhar ao redor e encontrará vários telhados com esse tipo de material. Devido a essa popularidade, são fáceis de encontrar no mercado, havendo uma grande diversidade de formatos e modelos.

Algumas de suas vantagens é que ela proporciona isolamento térmico, são fáceis de limpar e possuem manutenção barata. Para cobrir um metro quadrado de telhado, são utilizadas de 15 a 17 unidades de telha. Infelizmente, esse tipo de material também possui desvantagens. As telhas de cerâmicas são pesadas, em torno de 40 quilos por metro quadrado e, por isso, precisam de um engradamento resistente e bem feito. Fora isso, são mais permeáveis que as de cimento, o que pode facilitar a proliferação de mofo ou fungo.

 

Telhas Galvanizadas

A principal característica desse tipo de telha é que elas aliam a durabilidade do aço com proteção do zinco, que impede a ferrugem. São telhas metálicas revestidas por uma liga de alumínio e zinco para se tornarem resistentes à corrosão e às intempéries climáticas, como ventos fortes e tempestades. Uma grande desvantagem é que ela possui um isolamento térmico ruim. Para reverter esse problema, é preciso colocar uma barreira, como forro ou laje. Além disso, esse tipo faz muito barulho durante a chuva, problema que também pode ser revertido com a utilização de uma barreira.

 

Telhas Termoacústicas

São conhecidas como telhas sanduíches, pois são compostas por duas telhas de aço ou de fibrocimento preenchidas por um material isolante térmico (poliuretano, isopor, lã de vidro ou lã de rocha). É possível encontrar em diversas cores no mercado, como cinza, azul ou vermelho.

A grande vantagem é o isolamento térmico e acústico, proporcionando um ambiente silencioso e com temperatura agradável. Se comparadas às telhas de cerâmica, são bem mais leves e bem melhor isolante térmica e acústica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress