O piso de concreto armado é constituído por placas de concreto com armações feitas de barras de aço. Esse tipo de piso pode ser aplicado em diferentes locais como estacionamento, indústria, depósito, quadras, posto de gasolina, aeroporto, pátios de escolas e até mesmo estradas.
Além de possuir uma variedade de aplicações, o piso de concreto armado é a técnica mais utilizada em obras, pois possui uma excelente resistência, vantagem econômica, além de ter uma estrutura com alta durabilidade e impermeabilidade. Portanto, o piso de concreto armado tem como função garantir qualidade e segurança nos processos de construção civil.
Vantagens do piso de concreto armado
- O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção.
- Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração.
- O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
- Uma estrutura em ‘armado’ pode ser moldada de diversas maneiras e formatos.
- Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo.
- Boa resistência ao fogo e ao tempo.
- Uma estrutura em ‘armado’ é mais durável do que qualquer outro sistema de construção.
- Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.
O piso intertravado é um tipo de pavimento em que o revestimento é formado por blocos de concreto com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto, por isso a importância do intertravamento adequado.
Um piso intertravado não se desloca lateralmente quando solicitado, nem rotaciona, nem translaciona. É muito importante que as faces de cada bloco sejam bem produzidas e paralelas, o que também garante o travamento. Esse é um critério de aceitação do material em função desse aspecto.
Eles podem ser utilizados para a pavimentação de ruas, acessos internos e estacionamentos, calçadas e passeios. Em suas extremidades, é necessário inserir elementos de contenção, como cordões em concreto (que podem ser igualmente modulares).
Vantagens dos pisos intertravados
As vantagens no uso desse pavimento são as seguintes:
- A presença de pigmentos em cores diversas permite explorar diversos acabamentos arquitetônicos, podendo valorizar um parque ou praça. Em termos funcionais, a coloração permite o destaque visual em pisos podotáteis ou a produção de sinalização permanente, reduzindo custos com a manutenção de pinturas (o que rapidamente se perde, em pavimentos asfálticos, em função do tráfego).
- A integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais e estéticos (outros pavimentos ficam marcados e se introduzem fissuras que podem levar à deterioração mais rápida).
- Como as peças são pequenas, evita-se o aparecimento de juntas não planejadas que ocorrem em pavimentos de concreto para o alívio de tensões.
- A capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas caso haja a necessidade de mudar algum caminho ou acesso, os blocos podem ser realocados. Isso reduz a geração de entulhos e consequente necessidade e custo de disposição.
- A estrutura de um piso intertravado é menos espessa do que outros modelos de revestimento, demandando menos de bases e sub-bases para a compatibilização de deformações.
- Há boa resistência à manchas de combustível, óleo ou à abrasão.
- A rugosidade da superfície não é capaz de causar desconforto aos cadeirantes durante as atividades diárias.
- Logo após estar pronto é possível permitir o tráfego. Isso evita problemas indesejáveis como marcas em profundidade (pegadas, patas, assinatura datada do pedreiro) ou resíduos de pavimento que grudam em veículos.
- A vida útil considerada em projeto é igual àquela proposta para pavimentos em placas de concreto de cimento Portland, de vinte anos, e superior àquela considerada em pavimentos asfálticos (de até dez anos, desconsiderando excedentes de carga e outros fatores).